sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Titanic pode ter afundado por erro de pilotagem


A história tradicional diz que o Titanic afundou por causa de uma colisão contra um iceberg, inevitável, já que o navio estava viajando muito rápido. Mas agora uma nova versão está sendo divulgada. Um livro escrito pela neta do segundo imediato do Titanic, o oficial Charles Lightoller, indica que tudo pode ter acontecido por um erro de pilotagem.

Lightholler sobreviveu, foi considerado um herói nacional, condecorado e tudo mais. Por isso ele teria sentido vergonha de contar a verdade, já que não queria acabar com a sua reputação.

Segundo Louise Patten, o piloto teria tido tempo suficiente para desviar do iceberg, se ele não tivesse entrado em pânico e virado o navio para o lado errado. Ele tentou corrigir o erro, mas era tarde demais e o lado do navio já havia sido atingido.

Até os passageiros e tripulantes que morreram poderiam ter salvos se, em vez de continuar navegando, o navio tivesse parado – isso impediria que a água acabasse entrando muito rápido pelo buraco feito pelo iceberg.

Essa revelação aparece quase 100 anos depois do desastre e muda toda a história do Titanic, tornando-a ainda mais dramática. [Telegraph]

http://hypescience.com/titanic-pode-ter-afundado-por-erro-de-pilotagem/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário