terça-feira, 14 de setembro de 2010

Foto espacial: uma incrível galáxia se espalhando pelo Universo


O que há de tão especial nessa foto, além da beleza óbvia da galáxia? Você consegue perceber os círculos de poeira espacial mais apagados, ao redor da NGC 4911? Eles são sinais de que a bela galáxia em espiral está sendo esticada.

A 4911 está em meio a um aglomerado de outras galáxias, conhecido como Aglomerado Coma, e está sendo puxada por suas vizinhas. Provavelmente ela irá acabar como elas: amarelada e elíptica, perdendo sua camada de poeira espacial, gás e suas “galáxias satélites” (galáxias que se comportam como nossa Lua, orbitando um corpo com maior campo gravitacional). Mas não tema – o processo está só no início e irá demorar alguns milhares de anos até estar completo.

A foto foi tirada pelo satélite Hubble e, além da 4911 você também pode ver o resto do Aglomerado Coma, que, pelo que astrônomos supõem, deve ter mais de 1000 galáxias. [Nasa]

http://hypescience.com/foto-espacial-uma-incrivel-galaxia-se-espalhando-pelo-universo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE