quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O atleta mais rico do mundo veio da Roma Antiga

Se você hoje fica assombrado com as cifras milionárias que alguns atletas, especialmente jogadores de futebol, recebem paracompetir, escute essa: o atleta mais bem pago da história da humanidade foi um condutor de bigas.

Exatamente: se você já assistiu algum filme sobre Roma antiga, talvez tenha visto os jogos do Circo, no Coliseu. Nesses eventos, havia de tudo – lutas entre gladiadores, cristãos e prisioneiros de guerra sendo comidos por leões, e corridas de bigas, carroças puxadas por quatro cavalos. Nesta categoria, foi descoberto que um carroceiro iletrado, Gaius Appuleius Diocles, ganhou como prêmio por uma vitória a obscena quantia de 35.863.120 sestércios.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (EUA). Um Professor da instituição, Peter Struck, afirma que isso seria o equivalente a 15 bilhões de dólares atualmente. Com isso, nosso amigo Gaius seria considerado o 33º homem mais rico do mundo, de acordo com a lista da Revista Forbes. Entre os atletas, nem vale comparar: o contrato mais alto do mundo, na atualidade, é do jogador de Baseball Alex Rodriguez, e vale US$ 275 milhões. Dinheiro de pinga, comparado à fortuna que Gaius Diocles arrematou. [Live Science]

http://hypescience.com/o-atleta-mais-rico-do-mundo-veio-da-roma-antiga/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário