segunda-feira, 1 de março de 2010

Uma nova foto de uma belíssima galáxia


A bela galáxia M94 é alvo dos telescópios de astrônomos de todo o mundo, e fica a apenas 15 milhões de anos-luz da constelação de Canes Venatici – os Cães Caçadores. A parte brilhante do interior da galáxia em espiral tem 30 mil anos-luz de comprimento, e acreditava-se que a M94 tinha a região interior rodeada por um anel de poucas estrelas. Entretanto, novas pesquisas realizadas com câmeras de comprimentos de onda diferentes mostram que a galáxia tem pontas que até então não tinham sido detectadas, que passam para fora do que se acreditava ser o final da M94.

Além disso, observando novas fotos da galaxia, pesquisadores acreditam que esta região é duas vezes mais ativa quanto à formação de novas estrelas do que a região interior da M94. Observadores da Universidade de Cambridge, que realizaram a descoberta, afirmam que o disco exterior da galáxia é responsável por 23% da massa estelar total da M94, além de contribuir com 10% das novas estrelas da formação.

As incríveis imagens feitas com tipos diferentes de exposição e luzes podem ser observadas aqui, e a foto comparativa da formação da galáxia a olho nu e com a nova descoberta das suas estrelas está disponível aqui. Nesta imagem final, é possível observar três pontos amarelados no canto superior direito, que correspondem a estrelas da Via Láctea.

Baixe aqui a imagem em alta resolução. [APOD, Cosmotography]

http://hypescience.com/26525-uma-nova-perspectiva-de-uma-belissima-galaxia/

HYPESCIENCE