terça-feira, 23 de março de 2010

13 curiosidades estranhas sobre terremotos


Conheça 13 fatos estranhos sobre terremotos que, se não o deixarem mais preparado para alguma catástrofe, com certeza poderão alimentar uma conversa de bar:

1. A terra está mais ativa sismicamente nos últimos 15 anos, de acordo com geólogos. Apesar disso, nem todos os especialistas concordam.

2. A cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, está se movendo em direção à Los Angeles (a uma taxa de 5 centímetros por ano, aproximadamente – o mesma taxa de crescimento de suas unhas da mão).

3. Março não é o mês do terremoto, por incrível que pareça. Em 1964, em março, aconteceu o maior terremoto do mundo, no Alasca, mas os outros terremotos mais devastadores conhecidos aconteceram em fevereiro (como o do Chile), novembro e dezembro.

4. Cerca de 500 mil terremotos acontecem no planeta todos os anos e são detectados por aparelhos. Destes, apenas 100 mil são sentidos por nós. Só a área da Califórnia “hospeda” 10 mil desses terremotos.

5. O Sol e a Lua também causam tremores. Já é comprovado que eles alteram as marés. Agora pesquisas mostram que eles também estimulam terremotos.

6. Uma cidade do Chile se moveu três metros de sua localização original após o grande terremoto de fevereiro que abalou o país.

7. Não há clima propício para terremotos. Teoricamente, as áreas propícias a sofrer tremores podem estar em áreas frias, quentes, chuvosas – não há diferença. A pressão barométrica também não afeta o solo.

8. A superfície da Terra foi levemente alterada pelo grande terremoto de 2004 que atingiu a Indonésia gerando o grande tsunami.

9. O anel de fogo do Pacífico é a região mais geologicamente ativa da Terra. Ela circula a costa do Pacífico, passando pelas bordas da China, Rússia, Japão e áreas das Américas.

10. Extração de petróleo causa pequenos terremotos. Mas nada muito exagerado – é que a retirada de algo das profundidades acaba causando a acomodação e o movimento das placas tectônicas, resultando em mini-tremores que mal são percebidos.

11. O maior terremoto de que temos conhecimento aconteceu no Chile, em maio de 1960.

12. Terremotos de um lado da Terra podem atingir regiões do outro lado do planeta. O terremoto chileno de 60 fez com que a Terra tremesse por alguns dias a fio.

13. O terremoto mais mortal aconteceu na China em 1553. Estima-se que 830 mil pessoas morreram. [Live Science]

http://hypescience.com/28825-13-curiosidades-estranhas-sobre-terremotos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Publicar um comentário