domingo, 14 de março de 2010

A aurora misteriosa do hexágono de Saturno



Meses atrás eu escrevi um artigo sobre um dos fenômenos mais interessantes do nosso sistema solar, o 'hexágono de Saturno' mas essa formação não é o único mistério de Saturno: recentemente descobriram, através de imagens capturadas pela sonda Cassini, que existe também uma enorme aurora sobre a zona do hexágono (foto acima, clique para ampliar).

http://www.zootropole.com.br/2008/11/aurora-misteriosa-do-hexgono-de-saturno.html

Segundo Tom Stallard, um dos cientistas envolvidos na análise dos dados enviados pela Cassini “nós nunca vimos uma aurora como essa em lugar algum. Não é apenas um cinturão de auroras como nós vemos na Terra ou em Júpiter. Essa aurora cobre uma área enorme do pólo. Encontrar uma aurora brilhante como como essa é uma fantástica surpresa."

Não foi estabelecida, pelo menos por enquanto, qualquer relação entre o hexágono de Saturno e a aurora gigante - mas como a aurora ocorre diretamente em cima dele essa é uma possibilidade sendo estudada. O hexágono foi visto pela primeira vez em 1980, quando a sonda Voyager I sobrevoou o planeta pela primeira vez - e desde então essa forma continua lá. Não há ainda uma explicação para o fenômeno. Veja abaixo novas imagens comparando os pólos Norte e Sul de Saturno.

A existência dessa aurora sobre o hexágono de Saturno junta-se ao outro aspecto curioso desse planeta: o enorme ciclone no pólo Sul, que você vê à direita na foto acima, e nas fotos abaixo (todas tiradas pela sonda Cassini durante este ano - a última foto mostra um close do 'olho' do ciclone).

Finalmente, veja um vídeo extremamente interessante sobre os pólos Norte e Sul de Saturno, feito pelo Jet Propulsion Laboratory.

Sem comentários:

Enviar um comentário