domingo, 28 de março de 2010

Misteriosas esferas de pedra são investigadas na Costa Rica


As misteriosas esferas da Costa Rica ficaram conhecidas mundialmente após terem sido “homenageadas” em um famoso filme de Hollywood – elas quase esmagaram Indiana Jones no filme “Os caçadores da Arca Perdida”.

Pesquisadores da Universidade do Kansas querem conceder às pedras o World Heritage Status (algo como status de herança mundial). Eles estão realizando um estudo que irá determinar se os sítios arqueológicos no qual as esferas foram encontradas deverão ser preservados.

Apesar da descoberta das pedras ter sido há vários anos atrás, o interesse nelas continua crescente. Elas foram analisadas cientificamente pela primeira vez em 1930 e, atualmente, sabe-se que existem cerca de 300 bolas de pedra. Algumas ainda permanecem no local em que foram descobertas, mas grande parte foi removida devida à erosão ou, até mesmo, ao vandalismo.

As maiores esferas pesam cerca de 16 toneladas e os cientistas acreditam que elas foram esculpidas aproximadamente em 600 d.C e as mais recentes datariam de aproximadamente 1000 d.C. A única certeza dos cientistas é que elas foram esculpidas antes da conquista espanhola da Costa Rica.

Alguns livros foram publicados associando as esferas com o continente perdido, Atlântida, ou com possíveis visitantes extraterrestres, mas a técnica utilizada é similar a da cerâmica de culturas pré-colombianas.

De acordo com os pesquisadores, as pedras, provavelmente, adquiriram esse formato depois que foram “marteladas” com outras pedras. Mas ninguém ainda tem uma idéia exata sobre o motivo pelo qual elas foram feitas.

Fonte: Science Daily

http://hypescience.com/misteriosas-esferas-de-pedra-sao-investigadas-na-costa-rica/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário