terça-feira, 2 de março de 2010

Será que a Terra está se rebelando contra nós


Primeiro o Haiti e agora o Chile. Será que a natureza está fora de controle? O planeta está se rebelando contra os humanos e tentando exterminá-los?

Acontece que o Chile está em uma área propícia para o acontecimento de terremotos. Em termos históricos, o grande tremor que assolou a região não era tão inesperado – não foi nem mesmo fora do normal.

O terremoto e o tsunami que aconteceu por causa do tremor foram originados em uma região conhecida como “o anel de fogo”. Ali, uma placa tectônica acaba se “infiltrando” em baixo de outra, gerando colisões.

A placa de Nazca acaba entrando debaixo da placa Sul Americana e no meio de toda essa situação está o Chile.

Essa área já produziu vários terremotos violentos, incluindo o mais violento que se tem notícia, de magnitude 9.5 na escala Richter (o último terremoto do Chile alcançou 8.8).

Alguns cientistas, no entanto, afirmam que a Terra está mais “ativa” nesses últimos 15 anos do que estava em um passado próximo. Terremotos de escala 8 acontecem uma vez por ano em algum lugar do mundo, normalmente. Esse terremoto no Chile é de 8.8, então seria um evento mais raro. Na semana passada um tremor de 7 graus na escala Richter aconteceu. E também há a situação no Haiti.

Apesar da grande maioria considerar que a Terra está se comportando normalmente, o número de tremores registrados é maior nos últimos 15 anos. [LiveScience, Foto]

http://hypescience.com/28451-sera-que-a-terra-esta-se-rebelando-contra-nos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário