quarta-feira, 3 de março de 2010

Confirmada a idade do universo com lentes de tamanho astronômico


Usando galáxias como lentes para medir o tamanho de outras galáxias, cientistas encontraram uma nova maneira de medir o tamanho e a idade do universo e saber a que velocidade ele está se expandindo.

As medidas confirmam a idade do universo como 13,75 bilhões de anos e os resultados também mostram a força da energia escura, responsável pela expansão do universo.

Os cientistas usaram uma técnica batizada de “lentes gravitacionais” que mede as distâncias através do tempo que a luz leva para chegar de outras galáxias até a Terra. Algumas vezes é difícil para que os cientistas façam a distinção entre uma estrela mais próxima com luz mais fraca e uma estrela distante, mas lentes gravitacionais resolvem esse problema.

Embora não dê para precisar exatamente há quanto tempo a luz saiu da sua fonte dá para comparar com outras fontes, outras estrelas, e descobrir quanto tempo esse processo levou.

Apesar de ainda não ser um sistema perfeito (telescópios que não são equipados com infravermelho, como o Hubble, são suscetíveis a poeira estelar e podem não conseguir fazer as medições direito). Mas pesquisadores já sabem que há mais de 20 sistemas planetários que podem ser analisados com essa técnica. [Science Daily]

http://hypescience.com/28523-qual-idade-universo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário