quarta-feira, 17 de março de 2010

Einstein estava certo: relatividade confirmada


Ponto para Albert Einstein (mais um). Um novo estudo comprovou que a relatividade geral funciona em escalas extremamente grandes.

O estudo foi o primeiro a ser feito baseado em corpos fora de nosso sistema solar. Nessas escalas que têm como base galáxias, a equação da relatividade geral provou ser eficiente para prever a forma com que as massas se atraem no universo.

Essa pesquisa também mostra que conceitos como energia escura e matéria escura estão aqui para ficar.

Mas o que é a relatividade geral? Einstein publicou sua pesquisa sobre o assunto em 1915. A teoria se baseava na idéia de gravidade trazida por Newton, mas trazia novidades, como a deformação sofrida pela massa no espaço-tempo. Isso quer dizer que mesmo um objeto leve que esteja passando perto de um objeto mais pesado irá fazer uma trajetória levemente curva. Além disso, também quer dizer que a massa pode relativizar o tempo (fazendo com que ele seja mais longo ou mais curto) – por exemplo, alguém observando outra pessoa cair em um buraco negro veria essa queda como um evento extremamente lento (enquanto a pessoa caindo não).

Para testar essa teoria, pesquisadores analisaram aproximadamente 70 mil galáxias que estão a uma distância de até 3,5 bilhões de anos luz da Terra. Eles então analisaram a quantidade de luz que uma galáxia recebia da outra por sua força gravitacional, a medida em que elas se aproximavam, e concluíram que a teoria de Einstein é consistente.

A relatividade geral já era uma teoria bem aceita entre os físicos, mas agora há um embasamento mais sólido para ela. [MSNBC]

http://hypescience.com/einstein-estava-certo-relatividade-confirmada/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário