segunda-feira, 29 de março de 2010

Netuno pode ter engolido um planeta e roubado sua lua


Netuno pode não ser um planeta inofensivo como parece. De acordo com novas evidências, ele pode ter engolido um planeta maior do que a Terra, que andava inocentemente por perto do Sistema Solar, e, além de tudo, ter levado a lua do planeta derrotado como espólio de guerra.

A própria existência de Netuno era um mistério até alguns anos atrás. A nuvem de poeira que “deu a luz” aos planetas do sistema solar devia ter diminuído quanto mais se afastava do sol – então não se sabia ao certo como Saturno e Netuno eram planetas tão imensos, já que não havia material suficiente para construí-los.

Mas e se eles se formaram mais próximos do Sol? Eles poderiam ter nascido mais próximos e migrado para lugares mais afastados da estrela. De acordo com cálculos feitos por pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona, isso teria deixado material suficiente para que um planeta do tamanho de duas Terras também pudesse ser formado.

Tritão, uma lua peculiar de Netuno, pode ter sido, um dia, o satélite dessa “Terra Dupla” – afinal ela é maior do que Plutão e se move na direção contrária à órbita de Netuno, sugerindo que ela pode ter sido “capturada” pelo planeta e não se originou assim.

Quanto à Terra Dupla, Netuno pode ter engolido o planeta. Isso explicaria por que ele irradia muito mais energia do que planetas próximos – é o calor restante do impacto.

Fonte: New Scientist

http://hypescience.com/netuno-pode-ter-engolido-um-planeta-e-roubado-sua-lua/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário