quinta-feira, 1 de abril de 2010

Luz distorce matéria e surpreende cientistas


De acordo com um novo estudo, a luz pode distorcer matéria. Cientistas observaram fileiras de nano-partículas se torcendo em resposta a um feixe de luz.

Sabe-se que a matéria pode fazer com que a luz se desvie – como em prismas, vidros e até na água. Mas o fenômeno reverso nunca havia sido observado até recentemente.

Cientistas fizeram pequenas cordas de nanopartículas e as amarraram em laços. Até aí tudo bem. Mas quando as cordas foram expostas à luz elas se espiralaram. A descoberta foi tão inesperada que os próprios pesquisadores duvidaram dos resultados.

A superfície das cordas de nanopartículas foi feita de sulfito de cádmio. Quando os elétrons e as partículas de luz atingiam as cordas a energia fazia com que os elétrons das próprias cordas ficassem energizados, causando reações químicas que faziam com que eles ficassem negativamente carregados.

Com a carga negativa, uma partícula passou a repelir outra, fazendo com que a corda ficasse em espiral.

Esse fenômeno pode levar ao desenvolvimento de novas tecnologias e novos materiais ativados pela luz.

Fonte: LiveScience

http://hypescience.com/luz-distorce-materia-e-surpreende-cientistas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE