quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fóssil de fungo Godzilla


Imagine um desses crescendo entre seus dedos!

Cientistas encontraram um fóssil de um fungo gigante – ele tem seis metros de altura e estava vivo há 350 milhões de anos atrás. Para nossa sorte (ou não, se você gosta de champignon ), essa espécie foi extinta há muito tempo.

Conhecido como Prototaxites o fóssil era conhecido como uma conífera – achavam que era uma árvore pré-histórica, ancestral ao pinheiro. Segundo cientistas, um fungo de seis metros de altura era algo que simplesmente não fazia sentido.

A possibilidade da Prototaxites ser um fungo foi levantada por Francies Hueber, do Museu Nacional de História Natural dos EUA, que fez uma análise interna, mas nada conseguiu ser provado.

Só agora que cientistas compararam amostras de carbono do fóssil com plantas atuais e descobriram que a estrutura de carbono não é nada parecida. Ela se compara aos de fungos atuais.

Fungos são um reino especifico – intermediários entre plantas e animais. Antigamente achava-se que eram plantas, mas atualmente eles são considerados primos mais próximos de animais (embora absorvam seu alimento).

Na época do protaxites, as árvores eram bem mais baixas e os dinossauros ainda não haviam evoluído para serem criaturas tão altas, então era difícil ultrapassar o fungo.

Fonte: Reuters

http://hypescience.com/fossil-de-fungo-godzilla/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE