segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mini Big Bang criado no cosmos origina novo projeto


Cientistas do Centro de Pesquisa Nuclear, o CERN, que fica perto de Geneva, fizeram com que partículas sub atômicas colidissem criando milhares de mini Big Bangs – versões em escalas minúsculas da grande explosão que causou o início do Universo 13,7 bilhões de anos atrás.

O projeto CERN, que cusou 9,4 bilhões de dólares atingiu o seu primeiro sucesso e abriu portas para novas descobertas. Segundo os cientistas agora é possível que estejamos mais próximos da resposta para a famosa pergunta “de onde surgimos?”.

Imagens coloridas das colisões do Large Hadron Collider (LHC) foram obtidas, e as explosões devem continuar durante a próxima década. Os cientistas dizem que as imagens obtidas mostram o que aconteceu frações de segundos após o big bang, com a energia se espalhando antes de formar as galáxias.

Nos próximos meses, cerca de 10 mil cientistas do CERN e do resto do mundo irão analisar os dados obtidos pelas explosões. Entre outras coisas, eles querem rastrear a famosa matéria escura, que forma cerca de 25% de todo o universo. Estima-se que ao fim do ano, eles já tenham evidências da existência dessa misteriosa força.

O LHC foi danificado em 2008, quando alguns imãs não funcionavam direito, e isso atrasou as explosões, que deveriam ter começado muito antes. Agora, os cientistas garantem que o LHC está em perfeito estado.

Fonte: Reutersl

http://hypescience.com/mini-big-bang-criado-no-cosmos-origina-novo-projeto/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE