quarta-feira, 14 de abril de 2010

Possibilidade do LHC criar Buracos Negros na Terra é alta


Enquanto muitos comemoraram o sucesso das primeiras colisões do Large Hadron Collider (LHC) outros não conseguiram dormir, pensando que o mundo seria engolido por um buraco negro feito pelo homem.

Mas, como você pode perceber, a Terra está muito bem. Mesmo assim, será que não existe o risco de criar um buraco negro nas próximas colisões? Um par de cientistas está tentando calcular a probabilidade de isso acontecer.

Baseados na teoria das cordas e em suas dimensões extras, eles concluíram que as colisões realmente podem formar buracos negros. Mas as chances de que eles iriam destruir o planeta ou até mesmo serem notados pelos mecanismos do LHC são pequenas.

Basicamente, é possível que os buracos negros sejam criados, mas eles seriam tão pequenos que não seriam notados. Para comprovar a existência deles, os cientistas precisariam estudar partículas que são criadas e deixam de existir quase instantaneamente.

Fonte: DailyTech

Creative Commons License

6 COMENTÁRIOS »

1. Josias em 7.04.2010:

Como se trata de algo desconhecido, todo cuidado é pouco, ninguém sabe o que esse tipo de experiência poderá causar ao planeta, temo que seja lá o que for, seja irreversível!

2. Wanderson em 7.04.2010:

Resumindo o discurso:Se os buracos negros criados forem infimamente menores do quê um átomo,ótimo,podemos viver nossas vidas medíocres numa boa.

Agora.Se um buraco negro for do tamanho da cabeça de um míssero alfinete,fujam para as montanhas!Se é que isso vai resolver alguma coisa.

3. sidnei valentim moretto em 8.04.2010:

a mera possibilidade do surgimento de um buraco negro, ainda que ínfima, torna real a boca de sei lá quem que acaba engulindo a si mesma. Ou seja, se a dicreção for necessária, pouco se sabe sobre estes tais buracos negros, como surgem – ouvi ou lí que decorem de colapso gravitacional de uma estrela morta, que vira do avesso, por assim dizer, e que a torna num sumidouro do qual só a boca é visíve.l O histórico destes burados pouco se fala ou melhor sei. Talvez na seqüência dos eventos o tal burado desvire e surja um novo dito bing bang – coisa interessante para submeter a reflexão dos que explicam tudo. Voltando ao ínfimo buraco negro sub-produto das experiências com colisões do LHC, ínfimos ao surgirem, terão oportunidades de crescer, como tudo o mais, ainda que em velocidade infinitesimal, mas crescerão até sejam notados aí talvez tarde para alguma reversão. A capacidade humana cognitiva e inventiva – materializar os pensamentos, se mostra infindável e inevitável. Aos mortais não afortunados nacapacidade cognitiva e inventiva, resta a necessária contribuição como massa de manobra.

4. Sam Fisher em 9.04.2010:

De qualquer forma, se acontecer de se criar um buraco negro, ninguem vai sobreviver pra jogar na cara dos cientistas.

5. Denommus em 9.04.2010:

Não existe matéria o suficiente dentro do LHC para gerar um buraco negro capaz de nos sugar. Se existe uma probabilidade, é porque existe probabilidade para tudo. Até para uma pessoa normal atravessar uma parede.

Mas é uma probabilidade tão pequena que provavelmente jamais ocorrerá enquanto esse Universo existir.

6. Rodolfo Lopes em 10.04.2010:

Nossa glra, tanta coisa pra discutir sobre esse experimento fantástico e inédito na história, e ficamos discutindo coisas supérfluas como essa criação de um buraco negro, esquecam isso é como o nosso amigo Denommus falou, tem probabilidade até de uma pessoa passar por uma parede…

Isso é coisa da oposição!!!

http://hypescience.com/possibilidade-do-lhc-criar-buracos-negros-na-terra-e-alta/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE