terça-feira, 9 de março de 2010

Por que você simplesmente não implode?


Calma, não estamos sendo mal-educados. O mesmo princípio que faz com que estrelas anãs e de nêutron não implodam funciona para que pessoas não implodam, ou seja, que nossa matéria não colida – faz com que a matéria seja formada, principalmente de espaço vazio. Parece muito complexo? Nós explicamos:

O princípio da exclusão de Pauli prega que os férmions – um tipo de matéria como elétrons, prótons e nêutrons, por exemplo – não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo enquanto os bósons (por exemplo, fótons, partículas alfa e píons) não possuem essa propriedade.

Veja a imagem. A nuvem da direita é feita de férmions enquanto a da esquerda é de bósons. Quando a temperatura cai, os bósons se unem enquanto os férmions se afastam. As razões pelas quais essas leis se aplicam ainda são desonhecidas. Aparentemente, somos feitos de férmions, logo, não implodimos. [APOD]

http://hypescience.com/28521-por-que-voce-simplesmente-nao-implode/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Publicar um comentário