quarta-feira, 29 de junho de 2011

Recorde: lâmpada está acesa há 110 anos


Você já imaginou uma lâmpada pudesse durar mais do que apenas alguns meses ou anos? Há 110 anos uma lâmpada incandescente começou a funcionar, e curiosamente, está acesa até hoje. Segundo o Livro dos Recordes Guinness, essa é a lâmpada que está acesa há mais tempo, ainda com luz forte.

Conhecida como “Centennial Light Bulb”, ou lâmpada centenária, ela está localizada em uma central de bombeiros na Califórnia e foi instalada em 1901. Desde então, a lâmpada de 60 watts funciona 24 horas por dia, operando com cerca de 4 watts. A data exata do início de seu funcionamento não é conhecida, mas o aniversário do curioso objeto acontece no dia 18 de junho.

A lâmpada teve apenas uma rápida pausa em sua operação ao longo de todos esses anos. Ela foi apagada em 1976, por alguns cortes de energia, quando a estação de bombeiros mudou sua localização, em 1976.

Muitos cientistas ainda estão intrigados por não terem encontrado uma explicação sobre como a lâmpada continua brilhando por tanto tempo. O que se sabe é que invenção de Adolphe Chaillet é uma lâmpada incandescente aperfeiçoada, com propriedades físicas singulares.

A lâmpada mais duradoura do mundo se difere das contemporâneas de duas maneiras. Seu filamento é cerca de oito vezes mais espesso do que o de uma lâmpada comum. Além disso, o filamento é feito de carbono, um melhor condutor de eletricidade do que os presentes nas lâmpadas normais.

A centenária lâmpada tem uma webcam dedicada a ela, atualizada a cada 10 segundos, que você pode conferir aqui.[Life'sLittleMysteries]

http://hypescience.com/recorde-lampada-esta-acesa-ha-110-anos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário