quarta-feira, 29 de junho de 2011

Imagem de mamute é encontrada pela primeira vez na América


Pela primeira vez na história, pesquisadores encontraram imagens de mamutes no continente americano. Centenas de imagens de mamutes e mastodontes (animais hoje extintos, que eram caçados por povos pré-históricos) já haviam sido encontradas na Europa, mas nenhum nas Américas.

Um caçador de fósseis, James Kennedy, foi quem descobriu o fragmento de osso em Vero Beach, Flórida, gravado com uma imagem de 7,62 centímetros de comprimento e 4,45 centímetros de altura de uma criatura truncada, cuja forma do crânio e membros evoca o corpo de um mamute.

A imagem no osso não é facilmente perceptível. James não a havia notado durante dois ou três anos após a coleta do osso. Quando uma limpeza revelou a gravura, ele contatou cientistas especialistas.

Os pesquisadores se propuseram a verificar se a escultura tinha realmente sido criada pelos povos antigos, usando uma variedade de técnicas analíticas e de imagem. Eles concluíram que todos os resultados apontam que a gravura de mamute é autêntica.

Mamutes e mastodontes desapareceram aproximadamente 13.000 anos atrás, no final do Pleistoceno. Por isso, a imagem deve ter sido esculpida nessa época. Segundo os pesquisadores, o próprio osso parece ter pertencido a um grande mamífero, provavelmente um mastodonte ou um mamute, ou ainda, menos provável, a uma preguiça gigante.

Os pesquisadores também disseram que, se verdadeira, essa descoberta rara e espetacular fornece evidências de que os povos antigos que viveram nas Américas durante o final do Pleistoceno criavam imagens artísticas dos animais que caçavam.[LiveScience]

http://hypescience.com/imagem-de-mamute-e-encontrada-pela-primeira-vez-na-america/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário