sexta-feira, 10 de junho de 2011

Clima: neva no Havaí em pleno verão


Se voce é daqueles que acredita que o impossível só vai acontecer quando o inverno congelar, esse momento pode ter chegado: nevou no Havaí, esse sábado, em pleno verão.
No hemisfério norte, junho é sinônimo de muito calor – ainda mais no Havaí. Pois o ar quente conheceu o frio acima do Mauna Kea, um dos vários montes de ilhas vulcânicas que formam o arquipélago do Havaí, causando uma tempestade poderosa que, na presença do ar mais frio que o normal, precipitou cerca de 15 centímetros de neve no topo da montanha.
“A cobertura do solo foi significativa, principalmente acima de 3.660 metros”, disse o climatologista Ryan Lyman.
Mas como o final da primavera e início do verão podem tornar a neve possível nos trópicos?
A neve de verão em Mauna Kea é rara, mas não inédita. “É a primeira neve de junho em provavelmente cerca de 30 anos”, afirma Ryan, “mas também já houveram episódios em julho e agosto, bem como final de maio”.
A tempestade de neve foi associada a uma “piscina de ar frio” na atmosfera superior que desceu de latitudes médias. Conforme a terra é aquecida durante o dia, o ar na superfície começa a subir e, quando o ar quente da superfície encontra a piscina de ar frio na camada superior da atmosfera, produz a neve.
“Isso acontece de vez em quando, mas mais comumente no inverno que no verão”, explica o metereologista Steven Businger. A razão pela qual isso pode acontecer no verão, diz ele, é a elevação alta do monte Mauna Kea.
“O Mauna Kea tem cerca de 4.270 metros de altura, assim a temperatura no seu topo não é muito mais quente do que fria na maior parte do ano”, conta. Como a temperatura diária na montanha varia de menos 17 graus Celsius a 15 graus Celsius de abril a novembro, a neve durante a primavera e o verão está dentro do intervalo “relativamente normal”.[LiveScience]
http://hypescience.com/clima-neva-no-havai-em-pleno-verao/
Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário