sábado, 22 de outubro de 2011

Telescópio VISTA descobre raros aglomerados estelares na Via Láctea


O telescópio europeu VISTA descobriu dois aglomerados de estrelas muito antigas na Via Láctea, que se somam agora ao crescente número conhecido desses objetos cósmicos relativamente raros.
Esses aglomerados globulares são conjuntos com 100 mil ou mais estrelas primitivas. Elas estão entre os objetos mais antigos do universo, com algumas tendo surgido juntamente com a formação da Via Láctea. Apenas 158 aglomerados globulares eram conhecidos na Via Láctea até que o telescópio VISTA do Observatório Europeu do Sul localizou dois novos, chamados de VVV CL001 e VVV CL002.
O telescópio VISTA, que detectou imagens dos aglomerados, está fazendo uma pesquisa pela Via Láctea. Essa produtiva pesquisa, conhecida como VVV, também localizou o primeiro aglomerado estelar muito além do centro da nossa galáxia – sua luz teve que viajar através de espessas cortinas de gás e poeira da Via Láctea para chegar aos nossos telescópios terrestres.
Nessa nova imagem infravermelha do VISTA, o deslumbrante aglomerado globular UKS 1 domina na parte direita. Mas a surpresa foi um aglomerado muito mais fraco descoberto pelo VISTA, o VVV CL001, que é difícil de detectar a primeira vista, localizada ao centro da esquerda na imagem.
O outro aglomerado descoberto, VVV CL002, é um grupo pequeno e fraco de estrelas que pode ser o aglomerado globular mais próximo do centro da Via Láctea conhecido.
Astrônomos sugerem que o VVV CL001 é gravitacionalmente vinculado ao UKS 1 – o que faria desses dois objetos o primeiro par binário de aglomerado globular da Via Láctea.
As descobertas de novos aglomerados globulares em nossa galáxia são muito raras. Antes da recente descoberta, um novo aglomerado só havia sido localizado em 2010.
Outro aglomerado recém-anunciado, VVV CL003, parece ser um agrupamento de estrelas que fica a aproximadamente 15 mil anos-luz além do centro da Via Láctea. Este é o primeiro aglomerado que foi descoberto em um local tão distante da nossa galáxia. [Space]
http://hypescience.com/telescopio-vista-descobre-raros-aglomerados-estelares-na-via-lactea/
Hypescience