terça-feira, 25 de outubro de 2011

Quadrante Vazio: o maior mar de areia do mundo


O Quadrante Vazio da Península Arábica, conhecido como Rub’ al Khali, é o maior mar de areia do mundo, com cerca de metade da areia quanto tem o deserto do Saara.
O Quadrante Vazio cobre 583 mil quilômetros quadrados e estende-se por partes da Arábia Saudita, Iêmen, Omã e Emirados Árabes Unidos.
Essa imagem foi capturada por um satélite da NASA em 26 de agosto de 2001. A área mostrada na foto reside no sudeste da Arábia Saudita, a meio caminho entre os Emirados Árabes Unidos ao norte e Omã, ao sul.
Fileiras paralelas salmão e brancas criam um padrão ondulado. Salinas brancas, conhecidas como sebkhas ou sabkhas, separam as dunas.
Estas planícies de sal incrustadas variam em dureza, criando uma superfície forte o suficiente em alguns lugares para conduzir um veículo; em outros lugares, desaparecem na areia. As dunas sobem acima das planícies de sal.[OurAmazingPlanet]
http://hypescience.com/quadrante-vazio-o-maior-mar-de-areia-do-mundo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29
Hypescience