segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Carro movido a café bate recorde


O café é o combustível de milhões de cérebros humanos. Agora, as borras de café aparecem em um novo recorde de velocidade em terra, surpreendentemente, como combustível para carros.
Isso mesmo, um carro movido a café, construído por uma equipe de engenheiros empreendedores, recentemente entrou para o Guinness World Records com uma velocidade máxima de 120 km/h e uma velocidade média de 105 km/h.
O esforço de construir um Carro-Café foi inspirado depois que os pesquisadores perceberam que as lojas de café produzem toneladas de lixo que poderiam ser utilizadas para obter algo mais.
A inovação definiu o novo recorde para um carro alimentado por lixo orgânico. O título cobiçado era anteriormente do XR7 Beaver, um carro movido à aglomerados de madeira, que atingia a média de 75 km/h.
Para abastecer o carro com café, a equipe recolheu borras de café de várias lanchonetes, secou-as e as transformou em aglomerados. Para mover o carro, a sbustância era cozida em um gaseificador projetado para caber dentro de um Rover SD1 bastante modificado (mais de 550 quilos foram removidos para dar espaço ao pesado gaseificador).
O gaseificador queima os aglomerados de café em temperaturas muito altas, o que gera um gás sintético de dióxido de carbono, hidrogênio e metano capaz de alimentar um motor de combustão interna.
Tá aí a prova de que o café dá mesmo muita energia. [MSN]
http://hypescience.com/carro-movido-a-cafe-bate-recorde/
Hypescience