terça-feira, 25 de outubro de 2011

Astrônomos amadores descobrem asteroide próximo a Terra


Uma equipe de astrônomos amadores descobriu um asteroide até então desconhecido em uma órbita que o aproxima da Terra.
O asteroide foi nomeado 2011 SF108. Ele foi detectado graças a contribuição de cidadãos comuns em setembro, usando um telescópio nas Ilhas Canárias.
Enquanto a órbita de 2011 SF108 não parece trazê-lo mais perto da Terra do que cerca de 30.000 mil quilômetros, ele ainda se qualifica como um objeto próximo a Terra, uma classe de rochas espaciais que podem constituir um perigo para o nosso planeta.
O asteroide 2011 SF108 foi descoberto pela equipe de Pesquisa de Asteroides do Observatório Teide Tenerife (TOTAS), um grupo de 20 voluntários que gostam de olhar para o céu.
Eles usaram um telescópio de 1 metro da estação da Agência Espacial Europeia em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Os detalhes sobre tamanho estimado do asteroide não foram revelados pela Agência.
O telescópio observou o céu por quatro noites, executando pesquisas de asteroide automatizadas, através de um software desenvolvido pelo astrônomo amador e cientista da computação Matthias Busch, na Alemanha.
O software de Busch aponta rochas espaciais em potencial, mas as descobertas devem ser confirmadas por olhos humanos. O software obteve bons resultados durante as sessões de observação de 28 e 29 de setembro.
“As imagens são distribuídas para toda a equipe para revisão, e qualquer um deles poderia ser o descobridor de um novo asteroide”, explicou Detlef Koschny. “Desta vez, a sorte do sorteio caiu para Rainer Kracht”.
Kracht, um professor aposentado que vive em Elmshorn, Alemanha, é, portanto, o descobridor oficial de 2011 SF108. Até agora, ele já descobriu 46 asteroides.
Até o momento, cerca de 8.000 objetos próximos da Terra têm sido descobertos em todo o mundo, mas muitos milhares ainda podem existir. Os astrônomos estão ansiosos para encontrar o maior número possível deles, para que possam avaliar melhor a chance de que uma grande rocha espacial bata na Terra em breve.
Desde que começaram esse trabalho, os astrônomos amadores de TOTAS já identificaram cerca de 400 candidatos a asteroides, dos quais 20 foram confirmados e nomeados.
Após examinar imagens de telescópio de três noites separadas, a equipe de TOTAS foi capaz de determinar a órbita de 2011 SF108 bem o suficiente para declará-la um objeto próximo à Terra.
Enquanto o 2011 SF108 não parece representar muito risco à Terra no futuro próximo, outras observações podem ajudar a refinar sua órbita e a avaliação de quão perigoso pode ser.[MSN]
http://hypescience.com/astronomos-amadores-descobrem-asteroide-proximo-a-terra/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29
Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário