domingo, 16 de outubro de 2011

Cavernas pré-históricas têm desenhos feitos por crianças de até 3 anos


Segundo uma nova pesquisa, gravuras pré-históricas encontradas em uma caverna na França são o trabalho de crianças a partir dos três anos de idade.
Os desenhos foram descobertos na Caverna dos Cem Mamutes em Rouffignac, ao lado de arte rupestre que data de cerca de 13.000 anos.
Pesquisadores da Universidade de Cambridge desenvolveram recentemente um método de identificar o sexo e a idade dos artistas. Acredita-se que o mais produtivo deles mais era uma menina de cinco anos.
“Marcas feitas por crianças aparecem em todas as câmaras ao longo das cavernas”, disse a arqueóloga Jess Cooney. “Nós encontramos marcas de crianças com idades entre três e sete anos, e temos sido capazes de identificar quatro crianças individuais, combinando as suas marcas”, completou.
Todos os anos, milhares de pessoas visitam as cavernas na região de Dordogne, no oeste da França, para admirar os desenhos de mamutes, rinocerontes e cavalos encontrados dentro do sistema de cavernas de 8 quilômetros, que foi descoberto no século 16.
Não foi até 1956 que os especialistas perceberam que alguns dos mais dramáticos desenhos eram pré-históricos. Os primeiros arqueólogos determinaram que crianças produziram algumas das marcas de dedo em 2006. Ao contrário dos desenhos que aparecem em outros lugares nas cavernas, as marcações são feitas sem a aplicação de um pigmento de cor.
“Uma das cavernas é tão rica nessas marcas feitas por crianças que sugere que era um espaço especial para elas, ainda que não se saiba se era por diversão ou ritual”, afirma Cooney.
As marcas também aparecem em cavernas na Espanha, Nova Guiné e Austrália. “Nós não sabemos por que as pessoas faziam isso, mas as marcas podem ter sido parte de rituais de iniciação ou simplesmente algo para se fazer em um dia chuvoso”, diz Cooney.[BBC]
http://hypescience.com/cavernas-pre-historicas-tem-desenhos-feitos-por-criancas-de-ate-3-anos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29
Hypescience