segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os homens que se expuseram a uma explosão nuclear [vídeo]


Há 65 anos, cinco oficiais do Exército dos Estados Unidos e um cameraman assistiam ao teste de um míssil nuclear em Nevada (EUA). Não seria algo extraordinário, não fosse o fato de eles estarem posicionados a poucos quilômetros abaixo da explosão.
Loucura? Imprudência? De acordo com a organização midiática NPR, a ideia do Departamento de Defesa dos Estados Unidos era mostrar que uma arma nuclear, apesar de seu potencial destrutivo, era “segura”.
Logo após a gigantesca explosão, um dos homens gritou com entusiasmo: “Está logo acima das nossas cabeças! Hahaha! Bom, bom! Tem uma bola de fogo enorme!”.
Quem assiste à gravação hoje, com tantas informações sobre os riscos da radioatividade, provavelmente se pergunta se esses homens morreram de câncer.
Os seis homens seriam: Coronel Sidney C. Bruce, tenente-coronel Frank P. Ball, major John Hughes, major Norman Bodinger e Don Lutrel. A NPR divulgou que dois primeiros morreram com mais de 80 anos e um supostamente com mais de 70 (os dados não são precisos, e eles não souberam dizer com certeza se os outros três homens ainda estão vivos).
Os Estados Unidos fizeram seu último teste de bomba atômica em 1992. Tomara que continue assim.[Gizmodo]

Sem comentários:

Enviar um comentário