sábado, 28 de julho de 2012

Montanha-russa Eutanásia: o último passeio da sua vida


Se você andar nessa montanha-russa, será sua condenação à morte. A invenção do engenheiro lituano Julijonas Urbonas, a “Euthanasia Coaster”, nunca foi criada, mas poderia ser realidade.
Por enquanto, só existe um protótipo desse passeio de diversões com a emoção final: a própria morte.
Eutanásia é a prática na qual você pode decidir pelo fim de sua vida (se você for um doente terminal, por exemplo) de maneira controlada e assistida. Sim, se montar nessa montanha-russa, você morre.
E o que poderia ser mais assustador do que isso – um passeio que dura 3 minutos, os dois primeiros dos quais são gastos lentamente subindo uma ladeira muito íngreme. Uma vez no topo, você ainda tem uma chance de fazer a decisão final de sua vida: viver ou morrer.
Se escolher a última opção, você cairá em alta velocidade e, em seguida, viajará através de uma rápida sucessão de loops.
O movimento de rotação cria uma força centrífuga que faz com que todo o sangue corra para longe do cérebro, e oxigênio insuficiente acabaria por levar à morte.
O inventor passou sua infância trabalhando em parques de diversões. Ele diz que seu projeto faz parte de um campo de estudo chamado Estética Gravitacional. A ideia por trás desta montanha-russa é “tirar a vida de uma pessoa humanamente, com elegância e euforia”.
A pessoa seria levada por uma série de experiências únicas que vão da euforia à emoção, visão em túnel e, em seguida, perda de consciência, antes de finalmente sucumbir às garras da morte.
Embora alguns possam considerar essa a melhor forma de ir, organizações antieutanásia dizem que a montanha-russa, se implementada, poderiam ser facilmente abusada. De acordo com Peter Saunders, “pessoas vulneráveis – enfermos, idosos, deficientes ou depressivos – poderiam se sentir sob pressão, seja real ou imaginária, para pedir uma morte precoce”.
Curiosamente, existem maneiras de “hackear” o sistema e “enganar a morte” com essa montanha-russa. Se acontecer de você ser tetraplégico, seu corpo não tem volume nos membros inferiores para acumular sangue, e, portanto, você poderia terminar sobrevivente.
Alternativamente, se você estiver usando um traje antigravidade, a emoção do passeio pode ser experimentada sem a necessidade de ser a última de sua vida. Mesmo assim, acho que não arriscaria. E você?[OddityCentral]