segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A geleira mais alta do mundo está desaparecendo


A geleira de Puncak Jaya, em Papua, na Indonésia, está desaparecendo – e rápido. Glaciologistas disseram que o campo de gelo poderia sumir completamente já nos próximos anos.

Eles passaram duas semanas perfurando os núcleos de gelo do topo da ilha. Puncak Jaya é o pico de ilha mais alto da Terra, e uma das montanhas mais altas do mundo, classificada entre os Andes e o Himalaia, a 4.884 metros.

A perfuração foi feita apesar das péssimas condições de tempo. As temperaturas giraram em torno de menos 14 graus Celsius, e ventos e chuvas torrenciais chegaram a derrubar uma barraca do acampamento dos pesquisadores. Estas mesmas condições meteorológicas estão contribuindo para o desaparecimento da geleira.

Os núcleos de gelo extraídos chegaram recentemente nos Estados Unidos, onde investigadores vão passar os próximos meses analisando seus detalhes.

Esses núcleos de gelo são como cápsulas do clima enterradas há milhares de anos e contém sucessivas camadas de gelo e neve que foram estabelecidas nas geleiras. As camadas possuem pequenas bolhas, que são amostras da atmosfera que ficaram presas quando cada camada de gelo se formou. Ao estudá-las, os cientistas serão capazes de dizer como o clima vem mudando durante milhares de anos.

A chuva que os pesquisadores enfrentaram durante a perfuração pode ser útil para a análise: eles coletaram amostras de chuva para comparar com dados de 11 estações meteorológicas da região, o que os ajudará a traduzir a história do clima trancada dentro dos núcleos de gelo. A medição dos isótopos estáveis de oxigênio e hidrogênio no gelo também vai ajudar os pesquisadores a calcular as temperaturas do passado.

Outros produtos químicos preservados no gelo revelam mudanças na atmosfera, como as que ocorreram durante grandes erupções vulcânicas. Poeira no gelo pode ser sinal de uma seca, enquanto alguns determinados compostos podem refletir um incêndio.

Os glaciologistas esperam que os novos dados forneçam um registro de longo prazo do fenômeno El Niño, que controla a forma como ocorrem as mudanças climáticas nos trópicos (e também influencia padrões climáticos de outros lugares, inclusive dos Estados Unidos).

Segundo os pesquisadores, a primeira análise dos núcleos está prevista para dezembro.


[OurAmazingPlanet]

http://hypescience.com/a-geleira-mais-alta-do-mundo-esta-desaparecendo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário