quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A arte de aperfeiçoar a “capa de invisibilidade”


Você já ouviu falar em metamateriais? São substâncias produzidas artificialmente, muito utilizadas em experimentos de física e equipamentos de engenharia, feitas para fornecer condições que não se acham na natureza. Uma de suas características é ter altas propriedades eletromagnéticas, o que o faz absorver muita luz.

Por conta disso, se forem colocados sobre algum objeto, podem retirar quase toda a luz que incide sobre ele, tornando-o praticamente invisível. O problema é que o próprio metamaterial acaba ficando distinguível, já que fica obscuro. Por isso, não é uma capa da invisibilidade perfeita. Mas parece que uma solução está sendo encontrada.

Uma equipe de pesquisadores de West Lafayette (Indiana, EUA) partiu de um metamaterial largamente utilizado, composto de duas camadas de prata, separadas por uma camada isolante de óxido de alumínio. O conjunto, perfurado por múltiplos orifícios minúsculos,ficava invisível. Mas como a prata absorve até 60 por cento da luz incidente, o material ficava visível quando colocado sobre outro objeto.

Os cientistas notaram que poderiam compensar esse defeito, substituindo o óxido de alumínio por uma espécie de resina, adicionada a um corante chamado “rodamina 800”. Quando atingido por um pulso de laser infravermelho, os elétrons do corante está animado e respondem à luz visível que passa pelo metamaterial. Quando isso acontece, a resina cria mais fótons, “uniformizando” a passagem de luz pelo conjunto. Resultado: o objeto coberto por esse metamaterial fica 50% menos visível do que seria se fosse coberto pelo antigo.

Os experimentos seguem em andamento. Os pesquisadores confiam que nós possamos, em breve, deixar o campo da ficção científica e da bruxaria, criando uma verdadeira capa da invisibilidade. [New Scientist]

http://hypescience.com/a-arte-de-aperfeicoar-a-“capa-de-invisibilidade”/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário