sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cor dos oceanos altera a rota de furacões


Um dado inusitado está agitando o fantástico mundo da Oceanografia. Descobertas meteorológicas indicam que os desvios de furacões em direção ao sul do Oceano Pacífico está diretamente relacionado à intensidade da coloração azul do Pacifico Norte. Ou seja: quanto mais azul for a água, mais as tormentas marítimas se desviam do local.

Pesquisadores da Universidade de Princeton (New Jersey, EUA) focaram seus estudos em uma área oceânica que é o “berço ” de 40% dos furacões do mundo: o Giro Pacífico Norte. Trata-se de um pedaço de mar entre a costa oeste dos EUA e a costa leste da Ásia, onde as correntes marítimas convergem em círculos, originando os ventos.

A razão dessa relação entre a direção das correntes e a coloração do mar está no fundo do oceano: o fitoplâncton. Base da cadeia alimentar marinha, e compostos de clorofila, eles tornam o oceano mais verde quando se reproduzem em demasia. Logo, quanto mais fitoplâncton no mar, mais verde ele fica.

Cheio de clorofila, o mar retém mais raios solares, o que faz a temperatura da água aumentar. Mais quente, o oceano acelera a intensidade das correntes marítimas, e o contrário desacelera as correntes. Essa oscilação está diretamente atrelada à formação de furacões.

Assim, a equipe de cientistas fez uma suposição: o que aconteceria se todo o fitoplâncton daquela região desaparecesse? A partir de estudos em modelos de computador, concluíram o seguinte: os furacões diminuiriam 70% nas regiões subtropicais (ao norte do Trópico de Câncer e ao sul do Trópico de Capricórnio), mas aumentariam em 20% entre os trópicos, ou seja, na região equatorial. Isso acontece porque a formação deles é “repelida” do Pacífico Norte quanto este esfria. Oceanos quentes são criadouros de furacões.

Com a descoberta, ganha a meteorologia, pois há mais uma ferramenta para ajudar na prevenção de catástrofes. [Our Amazing Planet]

http://hypescience.com/cor-dos-oceanos-altera-a-rota-de-furacoes/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE