terça-feira, 31 de agosto de 2010

Avistada nova cratera em Marte que possui água congelada


Algumas das últimas fotos tiradas por uma poderosa nave espacialda NASA mostram uma cratera em Marte que escondia água congelada.

A imagem colorida mostra claramente um pedaço de gelo de água em Marte, no fundo de uma cratera de 6 metros de largura, na superfície. A jovem cratera está no hemisfério norte do planeta. Os cientistas suspeitam que se formou recentemente, entre abril de 2004 e janeiro deste ano.

A cratera de gelo fica mais ao sul do que alguns outros avistamentos de água congelada enterrada. Ela apareceu em uma das centenas de fotos de Marte feitas entre 6 de junho e 7 de julho deste ano.

O caminho de gelo cobre uma área de até dois metros quadrados. Deve ter a mesma profundidade e origem semelhante a outras crateras escavadas no planeta, pois esse caso não foi o primeiro.

Uma nave da NASA pousou no ártico de Marte em maio de 2008 e encontrou evidências de água congelada logo abaixo da superfície usando um braço robótico, e então uma nave espacial em órbita avistou gelo pela primeira vez nas crateras de Marte em agosto de 2008.

O gelo não durou muito, e voltou direto em vapor em um processo conhecido como sublimação. Não há prova definitiva da existência de água líquida em Marte até hoje.

Os cientistas ficaram surpresos porque a cratera de água era 99% pura, com apenas um pouco de poeira de Marte misturada. Portanto, eles especulam que a água do gelo deve ter algumas centenas de milhares de anos, e ser proveniente de um período em que o planeta era líquido.

A camada de gelo poderia ter permanecido isolada do ambiente marciano até 400 mil anos atrás, quando um impacto interrompeu sua cobertura de proteção. Por isso que os cientistas acreditam ser tão pura, porque é muito jovem e não tem sido misturada com outros materiais.

A equipe da NASA pretende tirar fotos adicionais para verificar a cratera no próximo verão marciano. [MSN]

http://hypescience.com/uma-cratera-em-marte-possui-agua-congelada/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE