segunda-feira, 16 de maio de 2011

6 fatos surpreendentes sobre o primeiro voo espacial tripulado







Cinquenta anos atrás, no dia 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin se tornou a primeira pessoa a se lançar no espaço, inaugurando a era dos voos espaciais tripulados.

O foguete Vostok 1, que carregava Gagarin, decolou do Cosmódromo de Baikonur às 6h07 hora do local de lançamento, na União Soviética.

Atingindo velocidades sem precedentes para a viagem do homem naquela época, a sonda se soltou da atração gravitacional da Terra e entrou em órbita ao redor do planeta, circulando uma vez antes de reentrar na atmosfera, aterrando em solo soviético.

Aqui estão seis fatos curiosos sobre a missão histórica de Gagarin:

1 – QUANTO TEMPO GAGARIN FICOU LÁ EM CIMA?

A missão total durou apenas 108 minutos (1h48) e a viagem em volta da Terra a 28.150 km/h (na maior parte do tempo) levou menos de uma hora e meia. Durante esse tempo, o Vostok 1 completou uma órbita não muito circular, com uma altitude máxima de 325 km, antes de desacelerar a tal ponto que a cápsula foi puxada de volta para a atmosfera por meio de uma reentrada balística.

2 – QUE TIPO DE NAVE ERA O A VOSTOK 1?

O Vostok 1 era uma cápsula esférica, desenhada para eliminar mudanças no centro de gravidade. Dessa forma, a nave poderia garantir o conforto para a tripulação de um homem só, não importasse sua orientação. Ela não foi projetada, porém, para aterrissar com um ser humano ainda a bordo.

Ao contrário de naves espaciais russas construídas mais tarde, tais como a cápsula moderna Soyuz, o Vostok 1 não foi equipado com propulsores para ajudar na desaceleração na volta à Terra. Por isso, Gagarin teve de se ejetar antes de atingir o solo, a uma altitude de cerca de 6,5 quilômetros.

No entanto, tendo em vista a operação que não teria sido considerada o primeiro sucesso de missão tripulada ao espaço a menos que incluísse um pouso tripulado, os russos mantiveram esse pequeno detalhe escondido da assessoria de imprensa oficial.

3 – O QUE IMPEDIU AS MISSÕES ANTERIORES DE ATINGIR A ÓRBITA?

Em uma palavra: velocidade. A fim de atingir a órbita terrestre na altitude do Vostok 1, uma nave precisa ultrapassar os 28.100 km/h, ou cerca de 8 quilômetros por segundo. Antes da missão Vostok 1, nenhum outro foguete tinha sido poderoso o suficiente para tanto. A cápsula do Vostok em forma de bola de canhão também ajudou o foguete e a nave espacial a alcançar a velocidade necessária.

4 – COMO ELES TESTARAM O VOSTOK ANTES DA MISSÃO DE GAGARIN?

Algumas semanas antes, um protótipo de nave, o Vostok 3KA-2, completou uma órbita baixa na Terra carregando um boneco em tamanho natural chamado Ivan Ivanovich e um cão chamado Zvezdochka. Ivan foi vendido em um leilão em 1993.

5 – QUEM FOI YURI GAGARIN?

Yuri Gagarin era um piloto de 27 anos da Força Aérea soviética quando ele fez sua primeira e única viagem ao espaço. Após seu retorno triunfal, ele instantaneamente se tornou um tesouro nacional, muito valioso para enviar em uma missão tão perigosa novamente.

É uma triste ironia, então, que quando Gagarin foi finalmente escalado para voltar ao cosmos, ele morreu em um acidente durante um exercício de treinamento de rotina. Gagarin continuou a ser um heroi mesmo depois da queda da União Soviética – estátuas dele foram preservados enquanto monumentos construídos para os líderes comunistas da Rússia vieram abaixo.

Os astronautas de hoje em dia ainda seguem uma tradição sagrada do dia de lançamento baseada na preparação para a missão de Gagarin, em 1961. No caminho para a plataforma de lançamento, o ônibus que transporta a equipe para para que os membros possam descer e apreciar o local de onde Gagarin fez história.

6 – RAMPA DE LANÇAMENTO AINDA EM USO

Um legado histórico da exploração espacial de Yuri Gagarin é a rampa de lançamento no Cosmódromo de Baikonur. A plataforma de lançamento continua em uso até hoje: a última tripulação da Estação Espacial Internacional decolou a partir de lá semana passada.

O Cosmódromo de Baikonur é um dos vários locais de lançamento usados pela Agência Espacial Federal da Rússia (também conhecida como Roscosmos), mas não está se localiza em terrirório russo. O local de lançamento fica no Cazaquistão, país que fazia parte da União Soviética durante a Guerra Fria, mas agora é uma nação independente. [Space.com]

http://hypescience.com/6-fatos-surpreendentes-sobre-o-primeiro-voo-espacial-tripulado/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário