quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sonda Messenger publica primeiras fotos de Mercúrio


A Nasa divulgou ao mundo, no último dia 17, que a sua Sonda Messenger entrou na órbita do Planeta Mercúrio mais de seis anos depois de seu lançamento (feito em 2004). A primeira das 364 fotos que a Messenger já tirou de Mercúrio foi publicada pela agência na última semana.

Veja a foto. Esta cratera mais brilhante, que parece “puxar” as outras para si, chama-se Debussy, e tem mais de 80 km de diâmetro. O nome é uma alusão a Claude Debussy, músico francês do século XIX, e revela a tendência de que as crateras de Mercúrio são chamadas pelo nome de artistas.

Essa cratera faz parte da face do planeta que está sendo fotografada por primeiro, mas a intenção da Nasa é fazer um catálogo fotográfico completo de Mercúrio, por todos os ângulos. A missão deverá levar um ano e vai tirar, no total, mais de 75 mil fotos do planeta mais próximo do Sol.

Uma curiosidade. O nome da Sonda, Messenger, é uma sigla. Significa “Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry and Ranging (em português, Superfície, Ambiente Espacial, Geoquímica e Amplitude Orbital de Mercúrio”). [NYTimes]

http://hypescience.com/sonda-messenger-publica-primeiras-fotos-de-mercurio/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário