quinta-feira, 28 de abril de 2011

Conheça o hexacóptero espião


Ter privacidade está ficando cada vez mais difícil. As novidades tecnológicas podem transformar o dia-a-dia do cidadão comum em cenas de “Minority Report” ou “Controle Absoluto”. Pensar em um cenário tão preocupante pode ser excesso de pessimismo, mas a empresa americana TiaLinx construiu um “hexacóptero” que ficou conhecido como Phoenix40-A e pode perceber a respiração de alguém e a movimentação de pessoas mesmo estando longe do chão. Ele consegue identificar alguém mesmo através de paredes. A novidade pode trazer mais segurança, mas pode acabar com a privacidade.

O robozinho espião é movido por controle remoto e consegue viajar longas distâncias enquanto executa diversas tarefas de vigilância, incluindo gravar vídeos à luz do dia ou mesmo de noite, com sua visão noturna. Mas o impressionante mesmo é a capacidade de “enxergar”, em tempo real, através de paredes por meio de seus feixes estreitos de ondas de rádio de múltiplos gigahertz.

O Phoenix40-A pode aterrisar em cima de um prédio e fazer uma varredura em busca de presença humana, ou pode ainda fazê-lo enquanto voa. Ele pode, ainda, gerar um layout, um esquema, de um prédio e enviá-lo para a polícia, antes que ela invada o lugar. A máquina pode até ajudar a encontrar minas terrestres.
Mas, vendo pelo lado bom, o hexacóptero não tem apenas funções militares (apesar das pesquisas para construí-lo terem sido bancadas, em parte, pelo exército dos EUA), ele poderia, por exemplo, ajudar no resgate de vítimas do terremoto no Japão. Ele poderia voar sobre territórios arrasados para procurar sinais de vida.
Quem sabe? Poderia até encontrar o Bin Laden. [PopSci]

http://hypescience.com/hexacoptero-espiao/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Sem comentários:

Enviar um comentário