quarta-feira, 1 de abril de 2009

O fantasma de Jaime V


A silhueta de um homem assomado à janela dum castelo escocês abandonado converteu-se na imagem mais fantasmal da história, depois de ganhar um concurso no Reino Unido.

Segundo informou vária mídia britânica como a BBC, Christopher Aitchison visitava em Maio do ano passado o castelo de Tantallon no North Berwick (Escócia) quando o olho da sua câmara apontou para uma das ruinosas janelas do castelo e capturou a silhueta de um homem que os observava.

O que no princípio parecia ser um truque, agora converteu-se numa atracção graças à ajuda de um grupo de peritos que confirmou a sua autenticidade. Não é uma falsificação nem um manequim, nem um guia turístico: é um fantasma.

"Eu não me dei conta de que alguém estava a olhar por essa janela, só quando cheguei em casa e olhei detidamente a imagem dei-me conta de que havia aí alguém", explica o seu autor.

Mas, o mistério desta imagem não é só o seu possível protagonista fantasmagórico, senão também as especulações que sobre ela já se começaram a fazer. "Alguns crêem que pode ser o reflexo da luz sobre as pedras do castelo, mas outros apontam que poderá ser o fantasma do rei Jaime V da Escócia", conta Aitchison.

Mais de 250 imagens apresentam-se a este concurso que terá o seu ponto álgido em princípios de Abril na 21ª edição do festival Internacional de Ciência de Edimburgo, onde se poderão ver todas as imagens eleitas pelo público.

EL MUNDO

Sem comentários:

Enviar um comentário