quinta-feira, 2 de abril de 2009

As formigas do deserto 'cheiram' o caminho de volta ao formigueiro


Cientistas descobrem que elas utilizam o olfacto como ferramenta para se orientarem.


Desde há tempos que os cientistas averiguam como diferentes criaturas do deserto se conseguem orientar sem nenhuma referência. Investigadores do Instituto de Ecologia Química Max Planck, na Alemanha, descobriram que as formigas do deserto se orientam, graças a um sistema de navegação que emprega cheiros e pistas visuais, informa a plataforma de notícias científicas SINC.

Num artigo na revista Frontiers in Zoology, os cientistas comentam que até agora pensava-se que as Cataglyphis Fortis, habitantes do deserto de Tunis e que têm os seus formigueiros em inóspitos depósitos de sal, se guiavam unicamente com a vista. Sem dúvida, comprovaram que estes insectos incorporam também os cheiros locais no seu sistema de orientação.

Os cientistas utilizaram a técnica da cromatografia de gases para demonstrar que os "micro-habitats" do deserto têm cheiros únicos, que podem guiar as formigas no seu caminho de volta ao ninho.

O uso destes marcadores olfactivos observou-se já em pombas, mas não em formigas, que podem gerar marcas impressas ou sinais com feromonios.

Sem dúvida, as viagens de quase cem metros das Cataglyphis em busca de comida, num habitat de altas temperaturas e onde as fontes de alimento mudam constantemente, as marcas de feromonios não são de muita utilidade. Esta pode ser a razão, segundo os cientistas, porque estas formigas optaram por se orientarem graças aos cheiros externos.


EL PAÍS – Madrid – 27/02/2009

Imagem da formiga 'Cataglyphis fortis' – EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário