segunda-feira, 6 de abril de 2009

Descobrem a capacidade inata das galinhas para realizarem cálculos matemáticos


Mª José Puertas. Madrid
Actualizado quinta-feira 02/04/2009 14:01 horas

As matemáticas já não podem considerar-se uma capacidade exclusiva da espécie humana. Nos últimos anos, comprovou-se que algumas espécies de primatas são capazes de realizar operações aritméticas sensíveis. Agora, uma equipa de cientistas das universidades italianas de Trento e Pádua, conseguiram demonstrar que os pintainhos têm uma habilidade inata para somar e diminuir.

Rosa Rugani, uma das responsáveis do estudo publicado na revista científica 'Proceedings of the Royal Society B', assegura que estes animais realizaram operações de aritmética básica para averiguar ante dois ecrãs, qual era o que ocultava o maior número de objectos conhecidos.

Ao que parece, as galinhas intentam estar próximas dos elementos com que se criaram, da mesma maneira que estão ao lado da sua mãe e a seguem, nada mais como ao saírem do ovo. Esse instante de reconhecimento se reconhece como "impronta". Deixa-lhes uma marca.

Assim, os investigadores compararam pintainhos de apenas umas horas, e durante dois dias colocaram-lhes nas gaiolas várias cápsulas amarelas de ovos Kinder.

Depois, ao colocá-los numa caixa com areia com dois ecrãs ligeiramente em frente e que ocultavam as bolas amarelas, os pintainhos olhavam para ambos os lados do ecrã, e ficavam onde havia um maior número de bolas.

Pouco depois fez-se outra prova. Mudaram-se as cápsulas de sítio enquanto os pintainhos olhavam. Ao deixá-los caminhar pela areia foram directamente para o ecrã onde tinham observado que se escondeu um maior número de bolas, demonstrando assim que durante a troca não só recordaram o número que antes viram, senão que ademais foram capazes de somar as novas bolas recentemente juntas.

Paco Linares, um perito granadino em psicologia canina que também trabalhou com pintainhos, afirma que eles aprendem rápido, se reforçarmos a sua conduta por condicionamento (premiando com alimento).

Sem dúvida, este caso é diferente, pois assim se comprova que a habilidade para somar e diminuir é inata nestas aves.

EL MUNDO

Foto: Um bebedouro gota a gota para pintainhos. Efe

Sem comentários:

Enviar um comentário