domingo, 12 de abril de 2009

Navio fantasma de Sutton Hoo


O barco Sutton Hoo é conhecido como “barco fantasma” pois nenhum dos materiais sólidos usados em sua construção ainda existe.

O navio fantasma anglo-saxão de Sutton Hoo foi descoberto por arqueólogos em 1939.

É o exemplo mais bem preservado de construção naval do norte da Europa descoberto até o momento.

O navio possuía uma câmara funerária sobre a área central, que abrigava muitos tesouros históricos, belos e incalculáveis, incluindo armaduras, armas, objetos de ouro, moedas e roupas.

Apesar de nenhum corpo ter sido descoberto no local do naufrágio do Sutton Hoo, vestígios químicos sugerem que um corpo foi sepultado no local, possivelmente o do Rei Raedwald ou do Rei Sigebert, ambos monarcas do século VII na região.

O barco Sutton Hoo é conhecido como “barco fantasma” pois nenhum dos materiais sólidos usados em sua construção ainda existe. Ele foi cuidadosamente descoberto em forma fóssil, depois que a madeira e outros materiais orgânicos usados em sua construção se dissolveram na areia, formando um molde fossilizado do barco durante centenas de anos.

Além de ser o exemplar mais bem preservado do período, o navio Sutton Hoo também é a maior relíquia já descoberta no fundo do mar: ele mede 27 metros de comprimento por 4,5 metros de largura.

Especialistas examinaram o desenho do barco e os artefatos recuperados do naufrágio para estabelecer a idade do barco. Calcula-se que ele tenha sido construído entre 625 e 637d.C.

As posições dos rebites no molde fossilizado do barco revelaram que casco do Sutton Hoo era feito de uma série de placas de madeira sobrepostas – um estilo de construção ainda em uso nos dias de hoje.

Uma análise do navio mostra que ele provavelmente era impulsionado por 40 remadores – 20 de cada lado – e dirigido por um leme – apesar de alguns especialistas acreditarem que o leme foi removido antes do navio ser transportado para o funeral, no local onde hoje jazem os vestígios do Sutton Hoo.

Informações sobre o funeral do Sutton Hoo e alguns dos artefatos descobertos estão em exibição no Museu Britânico, em Londres.

http://www.discoverybrasil.com/navios/navios_antigos/navio_fantasma/index.shtml

Foto: http://www.britsattheirbest.com/images/h_sutton_hoo_helmet.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário