sexta-feira, 6 de março de 2009

O robot 'Spirit' de Marte dá sinais de 'confusão'


elmundo.es Madrid
Actualizado domingo 01/02/2009 16:13 horas

Spirit, o robot da NASA, que acaba de celebrar seu quinto aniversário em Marte, dá sinais de "confusão mental". Os engenheiros do Jet Propulsion Laboratory em Pasadena, estão preocupados.

Durante seu dia 1.800 no planeta vermelho, Spirit recebeu uma série de ordens, entre as quais se lhe pedia que se movesse. Sem dúvida, o robot ignorou as ordens dos seus técnicos.

"Talvez – disse um dos engenheiros, o robot tenha decidido que não era o melhor momento para cumprir o que se lhe havia pedido.". Sem dúvida, Spirit não gravou as suas actividades principais do dia, na sua memória não volátil, a parte da sua memória que persiste, ainda que fique sem energia.

Os controladores enviaram comandos ao robot para que encontrasse o Sol com a sua câmara para determinar de forma precisa a sua orientação. Não saber a sua orientação poderia ser uma das explicações para que não realizasse o recorrido. Horas depois, Spirit informou que seguiu os comandos enviados e que havia localizado o Sol, mas não na posição esperada.

Entre as muitas possíveis causas, a equipa crê que poderão ser efeitos transitórios de raios cósmicos que impactaram na electrónica. "Agora temos que tratar de diagnosticar o problema exacto", assegurou Sharon Laubach, líder da equipa. A preocupação radica em que o problema pode ser um sinal de velhice.

EL MUNDO
Traduzido do espanhol

Imagem da superfície de Marte captada pela sonda ‘Spirit’. NASA

Visite-me também em: Universal, Universidade, Medicina e Universe


Sem comentários:

Enviar um comentário