sábado, 4 de dezembro de 2010

Descobertos fenômenos que podem explicar “aparições de OVNIs”


Em 2006, grandes meteoros foram observados em Brisbane, na Austrália. Essa aparição ocorreu ao mesmo tempo em que um objeto verde brilhante foi visto em montanhas próximas – considerado por muita gente um OVNI.

Agora, um cientista propôs uma teoria que explica esses “avistamentos de OVNIs”. Segundo o astrofísico, que fez um estudo detalhado sobre o acontecimento, as visões podem ser explicadas por raios esféricos e outros fenômenos atmosféricos.

O cientista afirmou que quando se junta inexplicáveis fenômenos atmosféricos, talvez de natureza elétrica, com a psicologia humana e o desejo de ver alguma coisa, isso poderia explicar muitas das aparições de OVNIs.

Os meteoros que passaram pelo céu aquele dia eram bolas de fogo. São meteoros excepcionalmente brilhantes, produzidos por fragmentos de rocha espaciais maiores que partículas do tamanho de grãos de areia responsáveis por estrelas cadentes. E, assim como as estrelas cadentes, as bolas de fogo cruzam o céu em grande velocidade. Pelo menos três bolas de fogo individuais foram vistas na noite de 16 de maio de 2006.

A ideia do astrofísico é de que uma das bolas de fogo observadas no céu pode ter momentaneamente desencadeado uma conexão elétrica entre a alta atmosfera e o solo, fornecendo energia para um raio esférico aparecer acima das colinas.

Esse episódio extraordinário, que ocorreu durante uma noite de tempo bom, é exatamente o tipo de acontecimento que poderia levar alguns a pensar que testemunharam um OVNI.

Por exemplo, um agricultor, testemunha do raio esférico, descreveu o objeto como tendo cerca de 30 cm de diâmetro. Disse que ele apareceu, logo após a bola de fogo, sobre algumas pedras, e acompanhou o caminho de uma cerca por alguns minutos. Em um primeiro momento, o agricultor pensou que estava testemunhando um acidente de avião e chamou a polícia, porém uma busca no dia seguinte não encontrou destroços.

Para o cientista, o raio esférico parece uma explicação óbvia. O fenômeno, entretanto, não é totalmente compreendido. O raio bola normalmente está associado a tempestades, mas essa não é uma regra. Com certeza não havia nenhuma atividade de tempestade elétrica nas proximidades do acontecimento.

O astrofísico não oferece uma nova explicação para as causas do raio, apenas diz que bastante energia pode ter sido colocada no chão para provocá-lo. Ele propõe que o fluxo natural da corrente que existe entre os mais altos escalões da atmosfera, a ionosfera, e a Terra foi aumentado pela passagem do meteoro que “jogava” partículas carregadas e outros materiais condutores em seu rastro.

O cientista explica: se pensarmos na ionosfera e no solo como terminais de bateria, e colocarmos um fio entre esses dois terminais e fluxos de corrente, literalmente, começaremos uma faísca. Outros cientistas têm sugerido que as taxas de dissipação no solo podem criar bolas de gás ionizado brilhantes.

Segundo pesquisadores, há um longo caminho a percorrer antes que todo mundo fique satisfeito com essa explicação. A publicação do trabalho do astrofísico abre um debate. Não é uma teoria vigorosa, mas é uma sugestão que pode valer a pena explorar. [BBC]

http://hypescience.com/descobertos-fenomenos-que-podem-explicar-%E2%80%9Caparicoes-de-ovnis%E2%80%9D/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

2 comentários:

  1. É uma hipótese que deve ser levada em consideração, mas esse fenômeno está longe de explicar a presença de OVNIs que vem sendo registrada desde muito tempo. Um homem que faz ciência com responsabilidade, não pode ignorar a grande probabilidade de existência de vida fora de nosso planeta.

    ResponderEliminar
  2. o governo esconde de todos nos a existência de vida inteligente em outros planetas só resta saber porque?
    Eu mesmo vi 2 vezes era muito rápido e se movia de um modo que fiquei pasmo não tem como qual que aeronave se movimentar daquele jeito e bem provável que posa ter vida inteligente em outros planetas.
    Pode haver mais de 200 bilhões de galáxias no universo cada galáxia pode haver em media 100 bilhões de estrelas suponhamos que cada estrela pode ter em media uns 3 planetas pode haver mais de 60 trilhões de planetas.
    Como só a terra posa haver vida inteligente?

    ResponderEliminar