sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

“Telefone” intergalático poderia ser energizado através do Sol


Nós ainda não pisamos em outros planetas – que dirá em outras galáxias. Mas já existem cientistas pensando em como nos comunicaremos quando conseguirmos explorar verdadeiramente o espaço.

Uma das alternativas que foram inventadas é uma linha intergalática de comunicação que poderia ser energizada pelo Sol.

As mensagens que desejássemos mandar seriam aumentadas pelos raios solares, que as dobrariam como em uma lente convergente, aumentando seu alcance. As mensagens, então, poderiam ser transmitidas para mundos distantes.

Isso é muito importante para a exploração espacial, já que o sistema que usamos para a comunicação hoje, as ondas de rádio, se perdem facilmente por causa de ruído cósmico. Aliás, muitos cientistas acreditam que essa seja a razão pela qual nós ainda não conseguimos captar nenhum sinal alienígena.

O problema desse sistema não é apenas a transmissão em si, mas o seu tempo. Como o sistema ainda é regido pelas leis da física se quiséssemos nos comunicar com um astronauta em Alfa Centauri, por exemplo, ele receberia nossa mensagem apenas 4,37 anos depois da transmissão. [Gizmodo]

http://hypescience.com/telefone-intergalatico-poderia-ser-energizado-atraves-do-sol/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário