quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

“Capa da invisibilidade” pode proteger edifícios de terremotos


Você já deve conhecer a ideia de “capa da invisibilidade”, difundida principalmente através dos livros da série Harry Potter. Muitas pesquisas já tentaram fazer essa capa se tornar realidade.
Agora, matemáticos da Universidade de Manchester desenvolveram uma teoria para um dispositivo tipo a capa de invisibilidade, que poderia proteger os edifícios de terremotos. Peraí: como assim?!
Os cientistas estão trabalhando com a teoria de capas de invisibilidade que, até recentemente, era apenas objeto de ficção científica.
Nos últimos tempos, no entanto, muitos pesquisadores foram ficando perto de alcançar esse dispositivo em uma variedade de contextos.
O trabalho da equipe de Manchester centra-se na teoria dos dispositivos de camuflagem que poderiam eventualmente ajudar a proteger os edifícios e estruturas das vibrações de desastres naturais como terremotos.
Os cientistas sugeriram que, ao “camuflar” componentes de estruturas com borracha pressurizada, ondas poderosas, como as produzidas por um terremoto, não vão “ver” o edifício – elas simplesmente vão passar em torno da estrutura, evitando danos graves ou destruição.
A nova técnica é uma das mais recentes das tecnologias de camuflagem a serem desenvolvidas – uma técnica que faz com que um objeto fique quase invisível para ondas, sejam elas de luz, som ou vibração.
O edifício, ou componentes importantes dentro dele, poderiam, teoricamente, ser “camuflados”, escondidos por esse “revestimento” invisível.
Essa “invisibilidade” pode ser muito útil para proteger estruturas-chave, como usinas nucleares, torres elétricas e escritórios do governo da destruição por ataques naturais ou terroristas.
História da capa da invisibilidade

A pesquisa inicial em camuflagem de ondas de luz começou há cerca de seis anos atrás, mas muito pouco trabalho foi feito em ondas de corpos sólidos, como ondas produzidas por terremotos, apesar de sua fundamental importância em várias áreas, incluindo a proteção de edifícios e seus componentes.
Nos últimos anos, os cientistas começaram a considerar outros tipos de onda, como ondas sonoras e elásticas.
Teoricamente, a nova pesquisa mostrou que um material naturalmente disponível – a borracha – pode ter um efeito de camuflagem para um tipo específico de onda elástica.
Agora, a equipe está trabalhando duro em teorias mais gerais, para entender como essa teoria pode ser realizada na prática. O potencial para controlar a direção e velocidade das ondas elásticas foi provado; se a teoria puder ser transportada até objetos maiores, então pode ser usada para criar capas para proteger edifícios e estruturas.[ScienceDaily]
http://hypescience.com/capa-da-invisibilidade-pode-proteger-edificios-de-terremotos/
Hypescience