segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A vida artificial será criada em 2010?


Há alguns meses publicamos que o controverso cientista Craig Venter prometia entregar aprimeira espécie de vida sintética até o final de 2009. Agora, o pesquisador estadunidense afirma que Synthia — a sigla da nova vida sintética que ele pretende criar — será feita em laboratório no início de 2010. Synthia é o nome popular para uma espécie que tem especificações genéticas mínimas para ter vida bacterial, baseadas no DNA de um micróbio chamado de Mycoplasma genitalium.

HYPESCIENCE

Em janeiro de 2008, Venter anunciou a criação do genoma sintético do M. genitalium, meses após demonstrar uma tecnologia que possibilita a inserção do DNA em uma célula bacterial viva. O cientista e sua equipe agora trabalham para permitir que o DNA inserido não seja rejeitado pela célula hospedeira.

Além desta pesquisa, outras equipes trabalham para construir células completamente sintéticas. O pesquisador George Church, da Universidade de Harvard, anunciou recentemente que sua equipe criou um ribossomo com um sistema de auto-montagem de proteínas. A equipe acredita que o próximo passo, que deve acontecer já em 2010, será fazer com que os ribossomos sintéticos se auto-repliquem. [New Scientist]

Sem comentários:

Enviar um comentário