terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Amélia Earhart, o grande enigma


O parque temático que ross (David schwimmer) diz que quer fazer no 18º episódio da nona temporada de Friends é em homenagem a Amélia. A divisão de aviação de Mittelos, em Lost, é um anagrama de Earhart. Amélia, música que Joni Mitchell canta no álbum Hejira, de 1976, é ela. Biografias, prêmios, selos, escolas, é infindável a quantidade de homenagens que Amélia Earhart recebe anualmente.

http://olavosaldanha.wordpress.com/amelia-earhart/

Há cerca de 70 anos ela desaparecia no Pacífico Sul para tornar-se a maior obsessão dos norte-americanos. Seu sumiço inexplicado é um dos maiores mistérios da história da aviação.

Amélia foi a primeira a cruzar o atlântico num avião e sozinha, viveu batendo recordes consecutivos. Em 1937 queria ser a primeira mulher a dar a volta ao mundo, o recorde que não concluiu.

Há pouco tempo foram divulgados os diários de um repórter da Associated press que havia sido contratado para acompanhar a empreitada de Amélia. Um texto das anotações dava conta que o Electra KHAQQ, uma versão do belo bimotor metalizado Lockheed L-10, customizado para este fim, havia deixado Natal, no Rio Grande do Norte, em 7 de junho de 1937 sob uma chuva fina, em direção a Dacar no Senegal, próxima etapa do seu pinga-pinga pelo mundo. Ao se despedir do Brasil, ela declarou: “Tudo vai bem”. Mas nem tudo estava bem. Ao sobrevoar as Ilhas Nukumanu, Amélia cessou os contatos.

O episódio da Star Trek: Voyager, “The 37’s” (1995) sugere que Earhart foi abduzida por aliens em 1937 e colocada em “hibernação”, até ser encontrada em 237.

A história da aviadora movimentou o imaginário norte-americano. No entanto, ela tornou-se um símbolo em quem todas as garotas estadunidenses queriam se espelhar. As histórias e lendas em torno de Amelia Earhart são tão arraigadas na psique americana que às vezes há a sensação de que ela é uma ficção, e ainda, maior do que todos os mitos daquele país.

Na exposição, fotos e documentos de Amélia Earhart de quando passou pelo Brasil. Amélia chegou a Natal/RN proveniente de Fortaleza/CE. Da base militar em Natal ela voou para os seus últimos dias como aviadora.

Imagem: http://www.chrisbarton.info/oldblog/uploaded_images/cb-010709-amelia-earhart-731540.jpg

.

Sem comentários:

Enviar um comentário