quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cientistas conseguem criar nós de luz


Da mesma forma que você amarra o cadarço de seus tênis, a luz pode ser amarrada em nós. Cientistas usaram um programa de hologramas e conseguiram fazer laços em um feixe de luz. De acordo com os pesquisadores, a descoberta não só é bonitinha, mas também pode causar grandes mudanças na forma como usamos o laser.

HYPESCIENCE

Quando você vê a luz que sai daquelas ponteiras laser que eram moda há alguns anos atrás, não imagina que a luz faz desvios e curvas, pois o raio parece reto. Mas, na verdade, a luz viaja como em um riacho – fluindo – e pode fazer ondas e redemoinhos.

Esses redemoinhos de luz são chamados de vórtices ópticos. A intensidade de luz próxima desses vórtices pode chegar a zero. E a luz que percebemos está cheia desses vórtices, mesmo que não notemos os pontos escuros.

Os pesquisadores descobriram que esses vórtices podem ser criados com hologramas, que podem dirigir o fluxo da luz. Para criar esses nós, eles expuseram um laser a uma série de hologramas. Os hologramas agem como um obstáculo no caminho da luz e faz com que parte da luz mude de intensidade ou se desvie.

O uso do laser da forma atual pode sofrer várias mudanças com a nova descoberta. E, para você que se interessou pelas imagens e quer fazer seus próprios nós de luz, os ingredientes são “simples”: hologramas e um raio laser. [LiveScience]

Sem comentários:

Enviar um comentário