quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Crianças escutam vozes do além


E isso parece não perturbá-las. De acordo com uma pesquisa, uma em cada dez crianças ouve vozes misteriosas, mas isso não é algo que as incomode ou assuste. Mas, segundo os cientistas, essas vozes têm um impacto limitado na vida da criança e os pais não devem se preocupar – na grande maioria dos casos, as vozes vão embora sozinhas.

Mais de 16% de crianças ou adolescentes pode ouvir as tais vozes, o que pode ser considerado um sintoma de esquizofrenia e outros distúrbios psicóticos que podem se manifestar na vida adulta. No entanto, essas crianças dificilmente desenvolvem essas doenças.

Para investigar se essas ilusões auditivas eram comuns, os pesquisadores fizeram uma enquete com mais de 3.500 alunos do ensino fundamental. Uma das perguntas era se elas ouviam “uma ou mais vozes que ninguém mais percebia”. Um décimo das crianças respondeu que sim, mas apenas 15% desse total admitiu que as vozes incomodavam. Tantomeninos como meninas disseram ouvir as vozes, mas quem sofre mais com isso são as garotas.

Alguns estudos anteriores afirmam que essas vozes estão ligadas a problemas na gestação da criança ou no período em que ela era um bebê. Além disso, foi descoberto que, ao contrário das expectativas dos pesquisadores, as crianças criadas em um meio rural escutam vozes com maior freqüência do que as urbanas. No entanto, as urbanas ficam mais perturbadas pelas vozes, ouvem um maior número de vozes e dizem que, por vezes, elas interferem em seus pensamentos.

A conclusão é que as crianças criadas em um meio urbano que escutam vozes têm mais chances de desenvolver distúrbios psicóticos. [Reuters]

http://hypescience.com/27297-criancas-escutam-vozes-do-alem/

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário