quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O estranho caso da pedra marciana


Uma pedra solitária é o único objeto rochoso em meio a um campo desertico em Marte. O pedregulho causou tanta curiosidade em astrônomos e em pesquisadores, por, obviamente, ficar deslocada no campo em que está, que oMars Exploration Rover Science Team enviou a sonda Mars Rover para descobrir do que, afinal, era feita a “Pedra Bounce” – não antes de promover um bolão de apostas para que cada cientista desse seu palpite.

Alguns acharam que era apenas uma pedra marciana normal, outros que era um meteorito. O fato é que a Pedra Bounce é uma pedra marciana, mas não do tipo comum, e o pessoal que apostou no meteorito não estava completamente enganado.

A pedra não “cresceu” naquela região, mas também não veio do céu. Parece que ela é um pedaço do próprio planeta, muito similar aos meteoritos que caíram aqui na Terra, vindos de Marte, mas de outra região – o problema é que ninguém sabe como ela foi parar onde está hoje.

O palpite atual é que a pedra disparou de alguma cratera vulcânica distante e aterrissou no local. Parece que a Pedra Bouce merece seu nome – bounce, em inglês, significa saltar, pular. [Space]

http://hypescience.com/27211-o-estranho-caso-da-pedra-marciana/

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário