terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Existe vida fora do nosso universo?


Muitas pesquisas tentam responder à questão se existe vida fora do nosso planeta. Entretanto, cientistas mais ousados encontraram uma pergunta ainda mais fascinante: será que existe vida fora do nosso universo? A teoria da inflação cósmica foi criada na década de 80 para responder a algumas questões em aberto sobre a estrutura do nosso universo, e teoriza que o nosso é apenas um de inúmeros universos que surgiram a partir do mesmo vácuo primordial.

HYPESCIENCE

Embora a teoria do multiverso tenha sido criada há quase 30 anos, ela volta a ser debatida agora que os pesquisadores Alejandro Jenkins e Gilad Perez escreveram um artigo polêmico que discute a hipótese sobre a vida em outros universos. De acordo com os autores, a existência de vida inteligente está diretamente ligada a restrições físicas. “Nossas vidas na Terra e tudo que vemos e conhecemos sobre o universo dependem de um grupo de condições que fazem com que sejamos possíveis”, explica Jenkins, físico da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos.

» Alien x Predador: As cenas que você nunca viu

“Se as forças fundamentais que modelam a matéria do nosso universo se alterassem, mesmo que só um pouco, é concebível acreditar que os átomos nunca teriam se formado, ou que o carbono, que forma grande parte da vida que conhecemos, não existiria”, diz o pesquisador. “Então como este equilíbrio tão grande existe? Algumas pessoas atribuem isso a Deus, mas isso está fora da alçada da física”, brinca.

De acordo com algumas descobertas recentes sobre a física de alta energia, é plausível que outros universos existam e tenham interações físicas diferentes. Por este motivo, não é surpreendente que justamente o nosso tenha as condições que permitem a vida como a conhecemos, assim como a Terra tem as condições exatas para o desenvolvimento da evolução orgânica. Segundo Jenkins, seu trabalho é analisar os cálculos das forças fundamentais para prever seus efeitos sobre universos alternativos possíveis.

“Se não houvesse força eletromagnética, não haveria átomos e ligações químicas, e sem a gravidade, a matéria não se tornaria planetas, estrelas e galáxias”, afirma o físico. De acordo com Jenkins, o surpreendente sobre a sua pesquisa é que ele e seu parceiro encontraram condições que, embora muito diferentes das do nosso universo, parecem poder permitir a existência de vida – porém, os pesquisadores não sabem afirmar que tipo de vida.

» Telescópio Hubble pode ter encontrado vida extraterrestre

Jenkins brinca que a sua pesquisa tomou proporções maiores depois que um episódio do seriado estadunidense “Family Guy” teve um episódio que falava sobre a viagem a outros universos,embora esta idéia pareça impossível atualmente. “Entretanto, se outros universos realmente existem é uma questão que teria grandes conseqüências sobre a nossa compreensão da física no nosso mundo, e a nossa pesquisa traz importantes questões quanto a este assunto”, diz. [Science Daily, Foto]

Sem comentários:

Enviar um comentário