quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mediante potentes telescópios. A NASA capta um choque de galáxias em torno de um buraco negro


Os telescópios espaciais da NASA captaram a imagem do choque de duas galáxias que giram em torno de um buraco negro, informou a agência dos Estados Unidos na sua página da Internet.

Actualizado Sexta-feira 11/12/2009 02:32 horas
Efe | Washington ELMUNDO.ES

A fotografia, lograda mediante uma justaposição das imagens transmitidas pelos observatórios mostram o momento do choque das galáxias NGC 6872 y IC 4970.

As imagens em raios X do observatório Chandra figuram em cor púrpura, as infravermelhas do telescópio Spitzer em roxo, e as ópticas do Grande Telescópio do Observatório Europeu Austral, no Chile, vêem-se em roxo, verde e azul.

Segundo o informe da NASA, os dados proporcionados pelo Chandra e Spitzer indicam que IC 4970, que é a galáxia mais pequena na parte superior da imagem, contêm um buraco negro envolto pelo seu gás e pós cósmicos invisíveis para um telescópio óptico.

Sem dúvida, os raios X e infravermelhos podem penetrar nessa cortina cósmica e detectar a luz que gera o material que finalmente é tragado pelo buraco negro (que na imagem se vê como um ponto de luz brilhante).

Estas duas galáxias estão num processo de colisão e a atracção gravitacional da IC 4970 provavelmente recolheu parte da grande reserva de gases frios de NGC 6872 que alimentam o gigantesco buraco negro, indicou a NASA.

Imagem: As galáxias NGC 6872 y IC 4970, em plena colisão. | NASA

Sem comentários:

Enviar um comentário