sábado, 18 de julho de 2009

Biografias Erich von Däniken


Erich von Däniken nasceu em Zofingen, Suíça, no dia 14 de abril de 1935. Desde muito cedo, o futuro escritor se interessou pelo que os mais antigos documentos afirmam a respeito dos deuses e do desenvolvimento da inteligência humana. Como resultado desse interesse, em 1968 ele lançou um livro extremamente polêmico, "Eram os deuses astronautas?", que se transformou no maior achado editorial de um gênero ainda pouco explorado. Os onze títulos que escreveu já venderam mais de cinqüenta milhões de exemplares, tendo sido traduzidos para trinta e oito idiomas. Além disso, o autor ostenta o título de o mais lido na Alemanha Ocidental depois da Primeira Guerra Mundial, sendo um dos escritores mais conhecidos de todo o mundo.

A herança profissional de Däniken, filho de uma família dedicada ao ramo da hotelaria, facilitou-lhe a tarefa de transformar-se no escritor que decidiu ser. Em 1964, dirigia um hotel numa estação de esqui suíça, que só funcionava no inverno. O resto do ano era empregado por ele em viagens de pesquisas e coleta de material para a documentação de suas obras.

Desde o tempo de estudante, o autor defende a tese de que a Terra foi visitada por seres extraterrestres, fato que a mitologia e as religiões registram, e isso o obrigou — apesar de ter recebido rígida formação católica — a questionar várias passagens da Bíblia.

Uma delas é a de que as Tábuas da Lei foram entregues a Moisés por Deus, que lhe apareceu precedido por raios e trovões. Däniken acha que Deus não precisaria se valer de tanto barulho para ser visto por olhos humanos. E que os raios e trovões só poderiam ter sido provocados por uma nave espacial, do que conclui que as tábuas com os dez mandamentos da lei de Deus foram entregues a Moisés por um ser espacial. Outra afirmação que gerou acirradas polêmicas — inclusive da Igreja, que o acusa de ateu — é a de que Jesus não é filho de Deus. Däniken explica que Deus, um ser onipotente, não mandaria seu filho para ser sacrificado por humanos. Acredita que Jesus existiu, que foi um grande líder político, mas daí a ser apresentado como filho de Deus há uma grande distância. Däniken nega contestar a Bíblia; afirma tão-somente que quer vê-la atualizada, e que essa atualização supõe sempre a menção de seres de outros planetas em várias passagens do livro sagrado.

Apesar de gastar quase toda a fortuna que ganha com direitos autorais e conferências nas viagens de pesquisa (já deu dezenas de voltas ao mundo a procura de locais e fatos que confirmem suas teses), Däniken nunca estudou arqueologia e se orgulha disso: "Se o tivesse feito, ficaria parado no tempo, vendo tudo com os mesmos olhos que os cientistas. Tenho muitos amigos arqueólogos e conheço todas as versões das descobertas arqueológicas feitas no mundo. Sei que algumas não fazem nenhum sentido".

Prefere dar o nome de astroarqueologia aos seus estudos e sente-se satisfeito em saber que hoje alguns dos mais respeitáveis nomes da comunidade cientifica internacional já estão pensando duas vezes antes de chamá-lo de impostor.

Especializado em estudar contatos com extraterrestres na Antigüidade, tema de todos os seus livros, Däniken está convencido da existência de OVNIs apesar de nunca ter visto nenhum, pois acredita em algumas pessoas que afirmam tê-los visto, entre as quais o ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, e sua mulher, Rosalynn.

Do autor, o Círculo do Livro já publicou os livros "Eram os deuses astronautas?", "Deuses, espaçonaves e Terra", "O dia em que os deuses chegaram", "Viagem a Kiribati", "Será que eu estava errado?", "As aparições" e "Os olhos da esfinge".

http://www.livrosparatodos.net/biografias/erich-von-daniken.html


Sem comentários:

Enviar um comentário