sábado, 9 de maio de 2009

VAMPIROS NA ROMÊNIA


Nenhum país está mais identificado com os vampiros do que a Romênia. Terra de rico folclore concernente a vampiros, sua reputação foi restabelecida por Bram Stoker, cujo romance Dracula começa e termina na Transilvânia. Embora a Transilvânia naquele tempo fosse parte da Hungria, agora pertence à Romênia. Estudos recentes confirmam que uma das fontes de Stoker para a criação de Drácula foi Vlad, o Empalador, um príncipe da Wallachia, do século 15, atualmente uma seção da moderna Romênia ao sul dos Montes Cárpatos.

 

Stoker extraiu grande parte de seus conhecimentos sobre a Transilvânia, onde colocou o Castelo de Drácula, do livro The Land Beyond the Forest (1888), de Emily Gerard, uma escocesa, que tinha se casado com um oficial polonês que servia no exército austríaco. Como brigadeiro comandante, estava sediado na Transilvânia na década de 1880. O casal morava em Sibiu e Brasov. Ao descrever as diversas entidades sobrenaturais encontradas em sua pesquisa sobre as práticas que envolviam a morte, ela escreveu:

 

"Decididamente o mal é o nosferatu, ou vampiro, no qual todo camponês romeno acredita piamente como acredita no céu e no inferno. Existem dois tipos de vampiros, os vivos e os mortos. O vampiro vivo é geralmente um filho ilegítimo de duas pessoas ilegítimas; porém mesmo um pedigree impecável não é uma segurança contra a entrada de um vampiro na residência da família, visto que toda pessoa morta por um nosferatu se transforma num vampiro após a morte e continuará a sugar o sangue de outras pessoas inocentes até que o espírito tenha sido exorcizado pela abertura do túmulo da pessoa suspeita, enfiando uma estaca em seu corpo ou metendo uma bala no caixão. Andar em torno da sepultura fumando em cada aniversário da morte também supõe-se que seja eficaz para confinar o vampiro. Em casos muito obstinados de vampirismo, recomenda-se cortar fora a cabeça, recolocando-a no caixão com a boca cheia de alho, ou extrair e queimar o coração, espalhando as cinzas sobre o túmulo. (p. 185)"

 

Os conceitos romenos relativos ao vampiro estão fortemente relacionados às crenças populares do vampiro eslavo em geral, embora os romenos, apesar de estarem em grande parte cercados de povos eslavos, não sejam eles próprios eslavos. Os romenos colocam suas origens na antiga Dácia, uma província romana que surgiu na Transilvânia e nos territórios circunvizinhos após Trajano ter conquistado as terras no século 2. Ele também trouxe milhares de colonizadores para a área escassamente habitada. A medida que os colonizadores e os povos originários casavam entre si, foi criada uma nova comunidade étnica. Essa comunidade falava uma forma de latim, a base da língua romena moderna. Sua história subseqüente, especialmente no século seguinte, é uma questão de grande controvérsia entre os romenos e seus vizinhos, difícil de ser resolvida devido à escassez de provas arqueológicas.

 

Em seguida ao abandono do território, no final do século 3, a Transilvânia se transformou no alvo de vários invasores, inclusive as tribos eslavas primitivas. No século 7 foi absorvida pelo Império Búlgaro. Embora alguns romenos tenham se tornado cristãos já no século 4, a conversão sistemática da região começou no século 9, após a conversão dos búlgaros sob as ordens dos irmãos Cyril e Methodius. A Igreja romena se alinhou finalmente à ortodoxia oriental, sob a autoridade episcopal búlgara.

 

No final do século 10, os magiares (os húngaros de hoje) incluíram a Transilvânia na expansão de seu reino. Os húngaros eram católicos romanos e impuseram sua fé na terra recém-conquistada. Também encorajaram a imigração dos szekelys, entre outros, uma ramificação dos magiares e dos alemães. Durante o século 13, valendo-se do momentâneo enfraquecimento da autoridade húngara, um número de romenos da Transilvânia migrou para o leste e para o sul sobre os Montes Cárpatos para fundar os reinos da Moldávia e de Wallachia. Um bispo da Igreja ortodoxa oriental foi estabelecido um século mais tarde na Wallachia. Daquele tempo até hoje, a Transilvânia se tornaria objeto de disputa entre a Hungria e a Wallachia (que se transformou na atual Romênia). Eclesiasticamente, tanto os católicos romanos como os ortodoxos orientais disputariam a fé do povo.

 

Pode continuar a leitura em:

http://www.geocities.com/area51/shire/8041/romenia.html

 

2 comentários: